Dentre os clássicos que permeiam a Cultura Sneaker, um deles se destaca, não por ter sido banido das quadras, não por ter sido um ícone de um estilo mas sim, por estar "anos luz" à frente do seu tempo, por apresentar um design e tecnologias revolucionárias e o melhor de tudo: nunca ter sido lançado e em nenhum momento houve notícia, rumor ou confirmação de que um dia ele seria. Seu nome: Nike Air Mag
Isso mesmo, o tenis usado por Marty McFly no filme Back To The Future 2 (De Volta Para o Futuro 2). Aquele tenis que fechava sozinho, tinha luzes e com um visual pra lá de futurista.
Seu design e cores já inspiraram outros tenis da própria Nike. O Hyperdunk 2015, Hypermax McFly e o Air Yeezy.
O Nike Air Mag foi desenhado e projetado por ninguém menos, ninguém mais que a lenda Tinker Hatfield, o "Pai" do Air Jordan, Air Max e outros clássicos da Nike.
Em 2007, ou seja, 18 anos após o filme, surgiram imagens do que seria a primeira patente do Air Mag. De data de registro de 25 de fevereiro de 1992, eram imagens do cabedal, sem muitas informações técnicas, como voces podem ver nas imagens abaixo:
Hoje, uma notícia fez tremer o mundo sneakerhead. Tinker e sua equipe teriam registrado no dia 5 de Novembro de 2009 uma nova patente para um tipo de "sistema de amarração automática" e outra de "sistema de luzes" para um tenis, e este tenis, bom... veja voce mesmo:
Baixe e veja as patentes na Íntegra:
US2009/0272013
US2009/0272007
Mesmo assim NADA é confirmado, somente especulado e agora mais do que nunca. Depois das campanhas que fizeram para lançarem o Nike Air Mag, como o:
"Make It Happen McFly 2015"
(O site está saiu do ar, sabe-se lá porque)
Acredito que a Nike tenha escutado essa legião de fãs e aficcionados por tenis e estejam preparando o lançamento deste mais do que desejado tenis.
A data ninguém sabe, mas um amigo meu que veio do futuro me disse que será:
Hehe, brincadeiras à parte, realmente torço para o lançamento deste tenis e caso realmente aconteça, pode anotar minhas palavras, irei estar na fila, aonde quer que seja para conseguir o meu.
Abraços
iLano