O Asics Gel Lyte III tem sido "a" grande estrela da marca japonesa em suas colaborações com as marcas mais hypadas do momento e o tornou em um dos modelos mais icônicos da Cultura Sneaker das últimas duas décadas. Porém, não é só de hype que vive o Gel Lyte III. Clicando no "Leia Mais", você lerá uma entrevista com Shigeyuki Mitsui, o grande responsável por criar este modelo e irá contar um pouco da história da criação (grande parte técnica) do Gel Lyte III:
Qual foi o período de concepção do modelo?
Foi entre 1988 e 1989. Há mais de 20 anos atrás.
Qual é o conceito do Gel Lyte III?
Naquela época, minha intenção foi a de criar um modelo de corrida de altíssima performance, com tecnologia de ponta e o máximo de funcionabilidade. O conceito do meu desenho era de ter alto nível de performance com um visual agradável, o que não existia naquela época no mercado. Desenvolvi minha própria tecnica de desenho e as fábricas tiveram que criar um molde inteiramente novo. Naquele tempo, as marcas estavam criando modelos com design de linhas simples - geométricos - e eu não gostava daquelas formas.
Qual é a idéia atrás da língua partida ao meio?
Quando você calça qualquer tipo de tenis, o normal é que, conforme andamos, a língua comece a deslocar para os lados e isto é devido ao formato do pé. Entãon o que eu fiz foi repartir a língua e conectá-la no forro para que não se movesse, fazendo assim o calçado inteiro mais fácil de calçar. A segunda razão é que quando colocamos nossos tenis, normalmente tentamos escorregar nosso pé para dentro, primeiro puxando a língua para cima e logo em seguida colocando os pés no tenis; mas, com a língua dividida ao meio, você pode rapidamente sem incomodos escorregar o pé dentro do tenis sem precisar se abaixar para puxar a língua, é tudo uma questão de alta performance e fácil de calçar.
E a questão do solado?
Outra característica única do Gel Lyte III é sua entressola desenhada de forma que tenha 3 tipos de densidade de acordo com a região da pisada. A Asics já tinha a entresola de 2 densidades, mas não é o suficiente. A troca de uma entressola macia para uma mais dura seria muito drástica então uma densidade intermediária era necessária para uma transição mais natural. Além disso a colocação dessas 3 densidades deveria ser feita em certo ângulo para ajudar a distribuir e guiar a pressão e o peso corretamente. A Asics desistiu de dar continuidade desta entressola em novos modelos por causa da dificuldade em ter um controle de qualidade naquela época. Com a tecnologia de hoje não seria tão complicado, mas ha 20 anos atrás... Muitas fábricas da Asics que faziam o Gel Lyte III reclamavam e me diziam para nunca mais fazer uma característica dessas novamente! Mas acredito que essa é uma grande estrutura.
E o que você acha sobre a demanda atual do modelo?
Desde seu lançamento ha vinte anos trás, certamente há menos pessoas usando o modelo para correr, buscando performance. Neste caso, as pessoas estão usando o GT2 e GT3 - que são calçados de altíssima performance - O Gel Lyte III está mais sendo usado pelo pessoal da moda por causa de sua estética.
E a questão dos ilhóses hexagonais?
Os ilhóses de plástico são muito detalhados. O desenho hexagonal permitia a flexibilidade na direção do movimento dos cadarços. também desenhei os ilhóses para serem ovais, oque na época era totalmente diferente de todas outras marcas, que estavam fazendo ilhóses redondos.
Qual a inspiração para fazer a parte do calçanhar reflexiva atrás dessa rede?
O desenho foi inspirado em prisões. Queria fazer algo além do convencional e fazer o logo "Gel" em material reflexivo "atrás das grades" era uma idéia istigante.
E a escolha de materiais? Como foi feita?
O Gel Lyte III original foi lançado usando camurça. Este couro era feito no Japão e a qualidade era excepcional. Era muito mais caro do que se fosse feito com couro normal.
Agora fale um pouco mais sobre a inspiração do Gel Lyte III...
Os tenis de performance da época não tinham "malícia", eram muito certinhos, assim como os alunos exemplares das escolas. Eu preferia a imagem do aluno rebelde; nós queriamos que este tenis fosse selvagem.
Lembra das cores originais?
No lançamento tinhamos apenas uma cor para masculino e outra para feminino. Esqueci a cor do feminino mas do masculino era verde, preto e detalhes em amarelo.
O que você acha das recentes colaborações entre as marcas?
É realmente muito legal que varias marcas decidiram usar o modelo como base. Eu tenho uma boa impressão sobre estas colaborações. Pessoalmente eu gosto muito da que fizemos com a Alife. Além de tudo o Gel Lyte III é um modelo muito bom em termos de customização.
Esta eu dormi no ponto. Não guardei nenhum e poderia vender eles por uma boa quantia! Também desenhei o modelo GT Quick também, que é muito próximo do Gel Lyte III só que é para uma maior performance e estes, eu ainda tenho os originais
Você tem algum tipo de coleção pessoal da Asics?
Eu uso Asics todos os dias, mas não tenho tantos assim, somente 10 pares.
Atualmente, como é seu trabalho com a Asics?
Depois de desenhar o Gel Lyte III e o GT, trabalhei mais em modelos de alta performance e funcionabilidade, como o IGS. Eu amo o que eu faço e não parei ainda de desenhar tenis.
Entrevista retirada e traduzida do site Plussixfive
Abraços,
iLano
Muito boa a entrevista, sem dúvida é um dos meus preferidos
ResponderExcluir