quinta-feira, 4 de março de 2010

History of Air

Ser apaixonado por alguma coisa - um objeto, uma idéia - é entender sua origem, é mergulhar na sua história e seu presente ao ponto absoluto, de total compreensão. O Nike Air é um conceito enraizado nas leis fundamentais da Ciência; o ar não desaparece, não muda de composição e, no caso dos calçados, não "sede com o uso" como os solados de EVA. O Nike Air serve como a metafórica caneta que reescreveu a história; é o resultado do mais vital elemento da vida conhecido em um sistema de amortecimento de uma entressola que revolucionou o universo da indústria do calçado e do esporte de corrida no curso de três décadas.

O engenheiro aeroespacial Frank Rudy se contactou a Nike com uma idéia de um sistema de amortecimento de ar comprimido. Combiando a noção radical de Rudy de capturar o ar, a Nike produziu o Air Tailwind em 1979 depois de meses de pesquisa e desenvolvimentos em um local ultra secreto em Exeter, New Hampshire, tão clandestinamente organizado que rumores de clonagem de atletas apareceram. Um pouco dpeois, o Nike Air foi aplicado nos calçados para outros esportes; o Nike Air Force 1 foi o primeiro tenis de basquete com a tecnologia Nike Air e o Nike Air Trainer foi o primeiro tenis atlético para multi-funções que tinha o Air. De repende ficar "com os pés leves" passou a ser mais do que figura de linguagem.




Em 1987, o designer Tinker Hatfield puxou o envelope com a tecnologia Air e fez a Nike criar uma unidade de Air visível - uma proposta que quase custou o emprego de Tinker - O produto resultado foi o sensacional Nike Air Max 1 – o primeiro a ter um unidade de Air visível. O que se seguiu foi uma surpreendente evolução da espécie, porém nas linhas de mudança, os novos modelos não necessariamente deixavam seus predecessores obsoletos, mas sim, progressivamente o melhoravam em termos de design e tecnologia. A unidade Air Max cresceu, em todo sentido da palavra, para o que hoje vemos no Nike Air Max 2009, uma extensão total, totalmente encapsulada, sem espuma unidade de Air Max.

A “History of Air”, ou em português "História do Ar", foi lançada pela Nike em 2005 e relançava todos os principais modelos Air Max de cada ano em suas combinações de cores originais. As fotos abaixo são do encarte do "History of Air" onde há a história e curiosidades por trás de todos principais modelos Air. Só clicar na imagem para ve-las em alta resolução.






































































Texto traduzido de: SneakerNews
Fotos: Kenlu

Abraços
iLano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sneakerhead, uma religião?

Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...