sábado, 8 de agosto de 2009

Onitsuka Tiger: "Anima Sana In Corpore Sano"

Em 1949, Kihachiro Onitsuka começou a produzir tenis de basquete em sua cidade natal, Kobe. Nacia a Onitsuka Co. Ltd. que no futuro se tornaria a mundialmente famosa marca de artigos esportivos ASICS.





Seu primeiro calçado parecia mais uma sapatilha do que um tenis de basquete, mas Onitsuka trabalhou duro e investiu em pesquisas onde observava o movimento dos atletas - um fator chave para o sucesso da Onitsuka no futuro.

Em 1951, Onitsuka teve uma idéia e criou um tenis com um solado inspirado nas ventosas dos polvos. O sucesso foi tão grande que em pouco tempo, a Onitsuka Co. conquistou 50% do mercado japonês.

Ele trabalhou com o maratonista Tooru Terasaw em 1953 para desenvolver um tenis de corrida de longa distância que não desse bolha nos pés. Em 1957, o lendário corredor etípoe que ficou famoso por correr descalço, Abebe Bikila, começou a calçar os Onitsuka Tiger e em sua primeira corrida com os tenis, venceu o sucesso só aumentou.



Vários outros atletas uniram suas imagens à Onitsuka Tiger, entre eles: Kenji Kimihara, Derek Crayton, Lasse Viren, Toru Tesawa, Yuko Arimori e Naoko Takahashi.

Seu modelo mais conhecido, o Onitsuka Tiger Mexico, ficaria famoso nos pés de Bruce Lee no filme "Game of Death". A Onitsuka também apareceria junto da atriz Uma Thurman, no filme Kill Bill usando seus Onitsuka Tiger Tai Chi, em um figurino que é praticamente igual ao do Bruce Lee no filme citado.









A companhia cresceu e expandiu seu negócio com roupas e acessorios e em 1976 fechou um acordo com a GTO e a Jelenk (ambas empresas de material esportivo). Estas três empresas se juntaram no ano seguinte e formaram a ASICS, hoje uma das 5 maiores marcas esportivas do mundo. ASICS é um acrônimo da frase em latim "Anima Sana In Corpore Sano" que em português quer dizer "Mente Sã Em Corpo São".



Aqui um video bem legal, com narração do próprio Onitsuka onde conta brevemente a história da marca:



Novos modelos para customização à laser na Nike Sportswear

Saíram os novos Dunks e Cortez para customização à laser na Nike Sportswear de São Paulo. São 2 CWs de cada modelo. Todos tem produção limitada e numerada. No calçcanhar pé direito é gravado o número total da produção da CW, no calcanhar do pé esquerdo é gravado o número daquele par.

Os Dunks verdes tem produção de 77 pares
Os Dunks brancos tem produção de 74 pares
Os Cortez brancos tem produção de 68 pares
Os Cortez magenta tem produção de 48 pares

Além disso novas opções de padrões nas gravações à laser e um diferencial para os modelos antigos: Estes Dunks, foram feitos nos moldes dos Dunks do NikeID americano, ou seja, ficou muito mais confortável.

A Nike Sportswear fica na Praça dos Omaguás,100 no bairro de Pinheiros. Vale a pena dar uma conferida!









Via: SneakerBR

Sneaker Art - Tokyo Candies

São apenas 4 imagens, porém muito bem feitas e com o sneaker como tema central.

Mais legal ainda é saber que elas são estampas de camisetas que voce pode comprar pela net. Se ficar interessado entre aqui:

Tokyo Candies






Recebi esta dica da Thais Alencar.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Entrando de Sola na Cultura Urbana

Em 2008, o jornalista brasileiro Edson Soares criou o documentário "Sneakers - Entrando de Sola na Cultura Urbana", que fala sobre nada mais, nada menos que a Cultura Sneaker. Entrevistando alguns sneakerheads famosos, o doc apresenta um pouco da história, curiosidades e opniões de alguns colecionadores.

É o primeiro documentário sobre o assunto rodado no Brasil.
Como disse o Edson em seu blog: "Pegue a pipoca e apague a luz!"

Sneakers - Entrando de Sola na Cultura Urbana from Edson SØÅ®ES on Vimeo.


O video está em boa qualidade, veja em full-screen.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Guerra da Família Dassler

A maior rivalidade nos esportes não é entre Brasil e Argentina ou Real Madrid x Barcelona ou qualquer "meu time contra o seu". Não, a maior rivalidade do esporte envolvem 2 irmãos, Rudolf e Adolf Dassler, criadores da Puma e Adidas.



Em 1924, na cidade da Bavária chamada Herzogenaurach, dois irmão começaram a fabricar calçados. O mais velho, Rudolf, veterano da primeira grande guerra e o mais novo, Adolf (ou Adi, como a família o costumava chamar) usavam a grande lavanderia de sua casa para fazerem seus calçados com qualquer material que podiam encontrar.



Adolf Dassler na fábrica:


Nomearam a empresa Gebruder Dassler Schulfabrik. Em 1927 eles possuíam 25 empregados e produziam 100 pares de calçados por dia.

No início dos anos 30, a Dassler começou a desenhar calçados espedíficos para esportes. Os atletas holandeses usaram calçados Dassler nas Olímpiadas de 1928 e as vendas decolaram.

Nas Olímpiadas de Berlin, o herói americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro calçando Dassler. Durante os Jogos, cada membro da equipe de futebol alemã calçava chuteiras Dassler.

A segunda guerra explodiu e a fábrica foi dominada pelos Nazistas. Rudolf foi convocado para o exército e Adi tomou conta dos negócios produzindo botas para os soldados. Rudolf acabou sendo capturado pelas forças aliadas e após a guerra ambos voltaram com opiniões totalmente diferentes, desde políticas e o futuro dos negócios até sobre mulheres. Se recusaram a trabalhar juntos desde então.

Rudolf se mudou para o outro lado da cidade, do outro lado do rio, para abrir sua própria marca e a nomeou Puma. Naquele mesmo ano ele lançou a ATOM, sua primeira chuteira de futebol. A seleção da Alemanhã Ocidental as calçou no seu primeiro jogo no pós-guerra. Herbert Burdenski marcou o primeiro gol da equipe usando as Puma ATOM.



Puma ATOM:


Adolph Dassler nomeou sua marca de Adidas (acrônimo da união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler) e desenvolveu as 3-listras que dava suporte do calçado em 1941 e após a separação tratou de registrá-lo como sua marca oficial. Nas Olimpíadas de Helsinki de 1952, os calçados da Adidas reinaram: o corredor tcheco Emil Zatopek ganhou 3 ouros usando Adidas. Sua mulher Dana Ingrova também faturou um ouro calçando Adidas.



Os irmãos nunca fizeram as pazes ou se falaram novamente. Até a cidade de Herzogenaurach foi dividida no meio. Adidas e Puma eram as maiores contratadoras lá e todos eram fiéis a um irmão ou o outro.

Rudi faleceu de cancer nos pulmões em 1974, deixando a Puma para seu filho. A família vendeu a companhia em 1989. Adi faleceu em 1978 e seu filho tocou a Adidas até sua morte em 1987. Até no cemitério de Herzogenaurach, seus túmulos estão o mais longe um do outro possível.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Da Grécia Para a Máquina de Waffle

A Nike, originalmente conhecida como Blue Ribbon Sports (BRS), foi fundada pelo atleta da Universidade do Oregon Philip Knight e seu técnico Bill Bowerman em Janeiro de 1964.



Inicialmente, a empresa operava como distribuidora da marca de calçados japonesa Onistuka Tiger, me mais tarde veio a se chamar Asics (mas esta é uma outra história).

Com os lucros aumentando rápido, resolveram abrir sua a primeira loja em Santa Monica na California. O seu produto mais popular era o Tiger Corsair. A BRS se preparava para lançar sua própria coleção de calçados e a relação com a Onitsuka Tiger estava terminando e a marco do fim foi a renomeação do Tiger Corsair, em 1972, para Cortez. O Cortez fez e faz história, é um dos tenis mais conhecidos do mundo, ficou também imortalizado nas telas de cinema nos pés de Tom Hanks no filme "Forrest Gump".





Com o fim da parceria, a BRS estava pronta para lançar uma nova marca e seus produtos teriam uma insígnia diferente: o chamado Swoosh. O Swoosh foi criado em 1971 por Carolyn Davidson, uma aluna de Phil Knight. Ele a tinha pedido um novo logo para o que viria a ser sua nova marca, ele queria um logo que sugerisse movimento. O Swoosh foi escolhido por Phil depois de rejeitar vários outros trabalhos. Phil pagou a Carolyn a quantia de U$35,00 pelo desenho.



O Primeiro tenis vendido ao público que carregava o tal logo, era um tenis de futebol, seu nome: Nike. O nome é inspirado na deusa grega da vitória. Em 1978 a BRS oficialmente troca seu nome por Nike, Inc.

Deusa Nike




Após a Universidade do Oregon trocar o piso da sua pista de atletismo, Bowerman começou a experimentar diferentes tipos de solados que teriam mais atrito com o novo piso de uretano da pista. Em um domingo de manhã, "acidentalmente" derramou uretano líquido na máquina de fazer waffle de sua mulher e dessa maneira foi desenvolvida a famosa sola "waffle" que evoluiu até aparecer no Waffle Trainer em 1974. Essa inovação fez com que o Waffle Trainer se tornasse um dos mais famosos clássicos de running de todos os tempos.



Papercraft: Sneaker Paper Toys

Papercraft é a arte de fazer miniaturas 3D em papel utilizando-se de dobras e cortes. A miniatura em si chamada de Paper Toy. Você com certeza já deve ter visto alguma. No Japão é bastante conhecida e muita gente faz.



A Nike já lançou no Japão alguns encartes com seus modelos para fazer seu próprio paper toy:




O mundo sneaker invadiu este mundo paper e muitos artistas fazem colaborações com as marcas para desenvolver os toys no formato dos tenis ou algum outro toy em que o sneaker faz parte do conjunto:

Shin Tanaka:





Filippo Perin:







Mike Leavitt:











E você acha que eu iria deixar você aí com a vontade de fazer um desses?? É claro que não.

Clique nas imagens abaixo para baixar alguns templates desses Paper Toys e faça você mesmo:





domingo, 2 de agosto de 2009

Sneaker Grails: Nike Air Force 1 Playstation

O mundo sneaker sempre foi rodeado de colaborações, não importa a marca ou o modelo do sneaker.

Um dos mais ilustres casamentos entre marcas foi a colaboração entre a Nike e a Sony. Para celebrar os 10 anos do lançamento do Playstation 2, um dos videogames que mais revolucionou o mundo dos games até hoje, a Nike e a Sony anunciaram uma colaboração para a criação de um Air Force 1 super especial em 2005. Tratava-se do Air Force1 Playstation. Desenhado nas íconicas cores do console e com o famoso logo do PS na parte do calcanhar, este sneaker ia ser um sucesso e o perfume de graal pairava no ar.










Mas como em todo graal, exclusividade é a chave para seu status. Notícias sairam que a produção seria de 150 pares numerados e seriam dados SOMENTE para as pessoas envolvidas com o desenvolvimento do Playstation 2 e para o pessoal da Nike. Nâo é preciso dizer que com essa informação os preços deste sneaker subiram para cifras perto de U$2000,00. Mas houveram também rumores que outra produção foi feita, desta vez sem serem numerados e que foram dados a celebridades nos eventos da Nike e da Sony naquele ano. Pessoas como o astro da NBA Kobe Bryant, o Papa do Sneaker Bobbito Garcia, o Rapper Jay Z e muitos outros



Um bom tempo depois, os AF1 Playstation apareceram em algumas lojas de consignação pelo mundo e obviamente no eBay, com preços chegando a U$2300,00 por par. E estes eram os que não eram numerados, o que faz com que os numerados de 1 a 150 sejam mais raros ainda.

Sneakerhead, uma religião?

Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...