A maior rivalidade nos esportes não é entre Brasil e Argentina ou Real Madrid x Barcelona ou qualquer "meu time contra o seu". Não, a maior rivalidade do esporte envolvem 2 irmãos, Rudolf e Adolf Dassler, criadores da Puma e Adidas.
Em 1924, na cidade da Bavária chamada Herzogenaurach, dois irmão começaram a fabricar calçados. O mais velho, Rudolf, veterano da primeira grande guerra e o mais novo, Adolf (ou Adi, como a família o costumava chamar) usavam a grande lavanderia de sua casa para fazerem seus calçados com qualquer material que podiam encontrar.
Adolf Dassler na fábrica:
Nomearam a empresa Gebruder Dassler Schulfabrik. Em 1927 eles possuíam 25 empregados e produziam 100 pares de calçados por dia.
No início dos anos 30, a Dassler começou a desenhar calçados espedíficos para esportes. Os atletas holandeses usaram calçados Dassler nas Olímpiadas de 1928 e as vendas decolaram.
Nas Olímpiadas de Berlin, o herói americano Jesse Owens ganhou quatro medalhas de ouro calçando Dassler. Durante os Jogos, cada membro da equipe de futebol alemã calçava chuteiras Dassler.
A segunda guerra explodiu e a fábrica foi dominada pelos Nazistas. Rudolf foi convocado para o exército e Adi tomou conta dos negócios produzindo botas para os soldados. Rudolf acabou sendo capturado pelas forças aliadas e após a guerra ambos voltaram com opiniões totalmente diferentes, desde políticas e o futuro dos negócios até sobre mulheres. Se recusaram a trabalhar juntos desde então.
Rudolf se mudou para o outro lado da cidade, do outro lado do rio, para abrir sua própria marca e a nomeou Puma. Naquele mesmo ano ele lançou a ATOM, sua primeira chuteira de futebol. A seleção da Alemanhã Ocidental as calçou no seu primeiro jogo no pós-guerra. Herbert Burdenski marcou o primeiro gol da equipe usando as Puma ATOM.
Puma ATOM:
Adolph Dassler nomeou sua marca de Adidas (acrônimo da união entre o apelido, Adi, e o sobrenome, Dassler) e desenvolveu as 3-listras que dava suporte do calçado em 1941 e após a separação tratou de registrá-lo como sua marca oficial. Nas Olimpíadas de Helsinki de 1952, os calçados da Adidas reinaram: o corredor tcheco Emil Zatopek ganhou 3 ouros usando Adidas. Sua mulher Dana Ingrova também faturou um ouro calçando Adidas.
Os irmãos nunca fizeram as pazes ou se falaram novamente. Até a cidade de Herzogenaurach foi dividida no meio. Adidas e Puma eram as maiores contratadoras lá e todos eram fiéis a um irmão ou o outro.
Rudi faleceu de cancer nos pulmões em 1974, deixando a Puma para seu filho. A família vendeu a companhia em 1989. Adi faleceu em 1978 e seu filho tocou a Adidas até sua morte em 1987. Até no cemitério de Herzogenaurach, seus túmulos estão o mais longe um do outro possível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sneakerhead, uma religião?
Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...
-
Aproveitando o show dos Guns n Roses hoje em São Paulo, saiba que eles também tiveram um "capítulo" na cultura sneaker. Em 1991 Ax...
-
Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...
Adoro cultura seneaker!
ResponderExcluirkkkk separados até depois de mortos , treta master !
ResponderExcluirBélo Post!