terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Legado Air Max

A Nike lançou sua tecnologia de amortecimento Air em 1979. Se resumia em colocar uma cápsula de ar na entressola dos seus calçados de corrida o que mudou a maneira dos atletas se comportarem em relação aos esportes de performance para sempre. Oito anos depois, a Nike continuou a trazer as últimas descobertas científicas em design de calçados. O componente chamado Nike Air ficou maior, o que significava maior conforto e amortecimento, além de ter se tornado visível no modelo Air Max: agora além de sentir, os atletas podiam ver o benefícios do Nike Air. A partir daí muitos produtos Nike Air foram produzidos transformando esta evolução em um legado que perdura até hoje dentro e fora das pistas de corrida.

Air Max 1 - 1987



Desenvolvido por Mark Parker e desenhado por Tinker Hatfield, este é o tênis que nasceu para ser diferente. Contrastando um tom forte de vermelho com um simples branco, foi o primeiro na história a possuir a cápsula de ar visível além de uma nova forma de entressola, o Air Max 1 é um caldeirão borbulhando de inovação da Nike. Ele também é conhecido por Air Max 87, dado ao ano de seu lançamento.

Air Max Light ou Air Max II - 1989





O Air Max Light surgiu nas lojas em 1989 e também era conhecido como know as the Air Max II, o que faz sentido já que foi lançado após o Air Max 1 em 1987 e há também uma ligação entre eles: o cabedal possui faixas de termoplástico, mesh e um sistema de amarração ajustável à largura do pé. Após a primeira introdução da cápsula de ar no Air Max 1, o Air Max Light também a possuia. O Light também possuía uma cápsula de ar na parte da frente do pé, porém esta não era visível, mas o resultado era uma excelente flexibilidade e amortecimento.


Air Max 90 ou Air Max III




O designer Hatfield extraiu e misturou as cores e o formato da entressola e cabedal resultando em um visual único, rápido e agressivo. A entressola foi separada em duas, cada uma com seu compartimento, para poder incluir uma variedade de materiais e performance. Este tênis possuía o primeiro sistema multi-amarração, uma das sete partes moldadas do cabedal. Originalmente o Air Max 90 era conhecido como Air Max III mas, após seu relançamento em 2000, foi rebatizado como Air Max 90, o ano de seu lançamento.

Air Max BW



O Nike Air Classic apareceu na cena running em 1991 com uma entressola anatômica de Poliuretano,uma "Air-Sole" de máximo volume no calcanhar, cabedal de couro natural e sintético e um solado de carbono 1000 da BRS.

Air Max 180



Outra criação de Tinker Hatfield, O Air Max 180 possuá a revolucionária cápsula de ar visível em 180 graus. Para garantir que a cápsula de ar fosse o elemento chave para a distinção do tênis, ele foi colorido em branco com exceção do Swoosh que completava e dava creditos a essa empolgante inovação.

Air Max 93



Com o foco voltado agora para a beleza do design, Tinker Hatfield criou o Air Max 93 como uma comemoração artística à tecnolgia Air. O primeiro produto Air Max a possuir um forro interno de neoprene que aumentava o comforto e o calçar além de apresentar uma nova forma de cápsula de ar, o Air Max 93 fez seu debut. A nova cápsula de ar era visível por todo redor do calcanhar e era proeminente para fora do calçado foi apelidada de "Bubble" (em português, Bolha).

Air Max 95



O lendário designer Sergio Lozano teve sua parte de comentários negativos durante o desenvolvimento do que era para de chamado de "O" Air Max. O tênis era uma quebra de barreiras para a Nike em todos os sentidos, desde a técnica de construção em camadas funcionais do cabedal até a entressola preta. O Air Max 95 também apresentavam a inauguração das "bolhas" na parte da frente em uma cor verde neon, que o deixava mais atraente ainda mais com o contraste da entressola preta. A cápsula de ar, agora com diferentes compartimentos com variação de PSI, fez que o tênis fosse excepcionalmente confortável e tão imponente que os designers do Air Max 95 aplicaram um silencioso e pequeno Swoosh perto do calcanhar, deixando a beleza do tênis falar por si própria.

Air Max 97



O Air Max 97 foi desenhado por Christian Tresser e representa uma nova quebra de barreiras na tecnologia Air com uma cápsula de ar agora cobrindo todo o tênis. Apesar de ainda apresentar uma camada de poliuretano na entressola, ofereceu um amortecimento mais durável do calcanhar ao dedo do pé. Esta foi a primeira sola Air a ser desenvolvida para o Running, voltando à filosofia Nike de estar sempre na fronteira dos calçados de alta performance para corredores.

Air Max 2003



Oito anos após reinventar o que um tênis de corrida tinha que parecer, o designer Sergio Lozano fez acontecer denovo. Juntou os melhores detalhes da linhagem Air Max e incorporou em um só modelo. Agora monocromático e com uma sola Air mais baixa que permitia um grau maior de flexibilidade do que antes.

Air Max 360



O compromisso da Nike de sempre empurrar inovações para novas fronteiras continuou e o resultado foi o Air Max 360: um tênis que oferecia o atleta um caminhar muito mais suave e mais durável. Graças a um componente de Air que era visível por todo redor do calçado,ou seja, 360 graus. O Air Max 360 permitia um maior foco no conforto e performance: não havia entressola, não havia espuma, apenas Nike Air.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sneakerhead, uma religião?

Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...