A New Balance foi fundada em 1906 pelo inglês William J. Riley. Primeiramente, o foco da New Balance eram produtos ortopédicos e especialmente palmilhas com suportes para o arco do pé. Em 1934, William Riley se juntou com Arthur Hall, que vendia estas palmilhas para pessoas que trabalhavam o dia inteiro de pé, como os policiais.
No decorrer de 1950 havia uma grande demanda de produtos New Balance, esta demanda era tão grande que atletas pediam para a NB fazerem tenis para eles. Em 1954, Arthur Hall vendeu a New Balance para sua filha e seu genro Paul Kidd. Quando estes tomaram o controle, a demanda e os produtos produzidos foram à estratosfera.
No segundo ano da década de 60, a New Balance lançou o Trakster, o primeiro tênis de alta performance de corrida. O Trackster era inovador pois possuía um solado ondulado para melhor tração e foi o primeiro tênis a ser fabricado com diferentes tipos de larguras.
Em 1972 a New Balance foi novamente vendida, desta fez para uma pessoa fora da família, Jim S. Davis. Em 1976 ainda era pequena mas fez uma aparição global com o modelo 320, usado por Tom Fleming que venceu a Maratona de Nova York daquele ano e foi considerado o melhor tênis de corrida pelo Runner's World Magazine award.
A New Balance é uma das poucas empresas de tênis que ainda fazem produtos nos Estados Unidos e Europa. Possui 5 fábricas nos Estados Unidos (Boston, Lawrence, Norridgewock, Skowhegan, Norway)
Possui uma fábrica no Reino Unido desde 1982, em Flimby. Esta é a fábrica lendária da New Balance onde a fabricação não é totalmente mecanizada e há um tratamento quase que "artesanal" no processo de fabricação. De lá saem as edições ultra-especiais feitas com materiais de altíssima qualidade e acabamento da New Balance que são as que mais enlouquecem os sneakerheads. Modelos como o 576, MT580, 990, 998, 999, M1300, 1500, 1600, 1700. Todos com o precioso e idolatrado bordado: "Made in England".
Fotos da "Fantástica Fábrica de Flimby":
Há também este video com um tour pela "Fantástica Fábrica de Flimby":
Abraços
iLano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sneakerhead, uma religião?
Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...
-
Aproveitando o show dos Guns n Roses hoje em São Paulo, saiba que eles também tiveram um "capítulo" na cultura sneaker. Em 1991 Ax...
-
Os 10 Mandamentos Sneakerhead - Versão D.J. (Depois de Jordan) I. Não pisarás no pé alheio. II. Não comprarás, venderás nem usarás sneake...
Nenhum comentário:
Postar um comentário